Tutorial  -  Criando Movimento e Caixas no CSO PLUS 2010


     

 

O software CSO PLUS 2010 apartir da sua versão 5.00 só permite que se faça uma venda de peças/produtos ou finalize uma Ordem de Serviço quando há movimento financeiro aberto além de ter pelo menos um  caixa aberto no sistema.

Neste tutorial seguindo a lógica acima citada, vou passar os procedimentos para que se possam fazer operações no CSO PLUS 2010 assim como eram feitas em suas versões anteriores.

Então mãos a obra!


Lembrando que este tutorial aplica-se  para os seguintes softwares:

   CSO PLUS 2010  a partir da versão 5.04


PARTE II

ACESSANDO O CAIXA QUE FOI ABERTO ANTERIORMENTE



Atenção: As próximas telas serão telas para indicar o nome do caixa, senha como já foi visto na primeira parte deste tutorial, então não mostrarei aqui novamente.


Já com o usuário-caixa identificado, será exibidas as opções do caixa do lado esquerdo, vamos começar pela

1.RECEBER ORD.SERVIÇO



Nesta opção, serão recebidas as Ordens de Serviços geradas em ORDENS PENDENTES. Para iniciar o recebimento será necessário informar o número da O.S e preencher os dados conforme a figura acima.

IMPORTANTE: SOMENTE ORDENS COM STATUS PRONTO PODEM SER RECEBIDAS, CASO O STATUS NÃO SEJA ESTE, O SISTEMA AVISARÁ

As O.S ainda podem ser Recebidas/Finalizadas na tela de ORDENS PENDENTES através do F5 e também em O.S geradas já com valores indicados, na  tela de 1.ORÇAMENTOS-> 1.CRIAR ORDEM DE SERVIÇO.

Em ambos os casos, que tiver tentando FINALIZÁ-LA deverá ter um CAIXA ABERTO, caso contrário as O.S ficarão retidas em ORDENS PENDENTES.


2.RECEBER PARCELAS

Com a nova possibilidade implementada no CSOPLUS 2010, a forma de pagamento FIADO/PARCELADO, será gerada DUPLICATAS, PROMISSÓRIAS ou CARNÊ no qual o cliente deverá efetuar seu pagamento DIRETAMENTE na LOJA. Dessa forma, o CAIXA precisa preencher os dados marcados na figura para que seja encontrado o documento no sistema, o CLIENTE deverá trazer consigo o documento no qual dispõe este dados, caso não tenha em mãos pode-se achar primeiro o documento em FINANCEIRO-> RECEITAS fazendo busca por algum dos campos até que se identifique o documento.

Uma vez o dados informados corretamente, vamos ao recebimento. O próprio sistema calculará o juros e mora, podendo ser alterados ou preenchidos de formas diferentes se for necessário.




Após entrar com os dados, será exibida a tela de CONFIRMAÇÃO, escolha 1 ou S para efetivar o recebimento.


NOTIFICANDO RETIRADA E ENTRADA NO CAIXA

As opções 3 e 4 do menu da esquerda, como visto abaixo, são para lançar retiradas e lançamento de valores no caixa (como dinheiro trocado para uso no troco, por exemplo). Basta informar os dados solicitantes, conforme a seta, os opcionais não são necessários.




Após entrar com os dados, será exibida a tela de CONFIRMAÇÃO, escolha 1 ou S para efetivar o recebimento.


FAZENDO UMA VENDA OU IMPORTANDO UM ORÇAMENTO JÁ EXISTENTE PARA CONVERTÊ-LO EM VENDA

Acessando a opção 5.Venda ou Orçamento do menu da esquerda será exibida a tela de vendas, veja

1 = Item colocado na venda, digite o nome para escolher um produto assim ele ficará na tela de vendas como acima. Caso o produto não tiver cadastrado use a tecla INSERT para lançá-lo exclusivamente nesta venda.

2 = F5 aciona o recebimento da venda, basta informar como o cliente vai pagar, colocando os valores das formas de pagamento em cada campo correspondente. Note que o campo DINHEIRO vem já preenchido, então, se o pagamento for só em CARTÃO CRÉDITO, zere o valor em DINHEIRO e lance o valor somente no campo do cartão.

3 = Exibindo  a tela onde cada forma de pagamento é especificada.

4 = F4 recupera um ORÇAMENTO já existe, para isto, deve-se ter o número do ORÇAMENTO gravado pelo sistema.


CONSULTANDO MOVIMENTO GERADO NO CAIXA

As opções 4, 5, 6  e 7 são usadas para consulta e detalhamento dos movimentos gerados pelo caixa.




FECHANDO O CAIXA

A opções 8 poderá ser utilizada como PRÉVIA ou para FECHAR definitivamente o caixa. Para se fazer uma PRÉVIA, basta acessar esta opção, o sistema calculará todo o movimento gerado pelo caixa  até aquele momento.

Para FECHAR realmente o caixa, terá que preencher o campo VLR REAL que é o valor que o caixa tem que ter em sua gaveta sendo dinheiro ou comprovantes que justifiquem o valor que o sistema está informado.

Se o valor informado for menor que o valor indicado em NO CAIXA, o sistema irá gerar um titulo de cobrança para que o caixa pague, com vencimento no próximo dia.

Após entrar com o valor, será exibida a tela de CONFIRMAÇÃO, escolha 1 ou S para efetivar FECHAMENTO DO CAIXA.

IMPORTANTE: no sistema pode-se ter abertos vários caixas, um para cada operador responsável pelo recebimento ou um para cada turno, diferentemente do MOVIMENTO que pode-se ter apenas um.



 < Anterior >  < Próxima >

 

         Artigo publicado em : 13/01/2011
         Equipe NSI